User Experience: livro traduz teoria e traz exemplos práticos

UX Mania
4 min readNov 11, 2021

“Fundamentos de UX” foi escrito por Guilhermo Reis

Capa do livro — Imagem: reprodução

Trabalhando no meio digital desde que a Internet era mato. Guilhermo Reis, professor de UX e UX Manager na Claro, se lançou em uma saga para levar mais conhecimento da UX (User Experience) para a comunidade e pessoas que estão chegando agora neste mercado.

Com uma mescla de didatismo e rigor acadêmico, “Fundamentos de UX” conta com 28 capítulos, transitando entre disciplinas que estão sob o guarda-chuva de UX, como Arquitetura de Informação, Usabilidade, Design de Interação, Acessibilidade, UX Writing, Design Visual e Design Cross Devices.

A obra está em fase final de crowdfunding (confira mais detalhes sobre a campanha) e destaca a aplicação de diretrizes de design em uma multiplicidade de dispositivos — dos smartphones, desktops, tablets, aos chatbots e terminais de autoatendimento.

“Um ponto muito interessante que vi ao longo dos meus anos como profissional e professor, e que se confirmou na pesquisa do meu livro, é que os fundamentos de UX não mudam (ou mudam muito pouco). O que muda são os exemplos”, diz Reis.

Guilhermo falou um pouco sobre as expectativas com o lançamento de “Fundamentos de UX”, o cenário brasileiro de UX, entre outras coisas. Leia já!

A sua obra é voltada a profissionais em migração para UX (User Experience) e para quem já está atuando na área. Como a narrativa transita entre esses dois mundos?

De fato, busquei escrever um livro tanto a quem está entrando na área quanto aos mais experientes. Para os novatos, eu explico os conceitos em uma linguagem simples e didática, com muitos exemplos ilustrando os conceitos apresentados.

Já os profissionais atuantes na área certamente vão encontrar no livro temas que ainda não vivenciaram e argumentos para ajudar na defesa dos seus projetos, já que todos os assuntos tratados têm amplo embasamento teórico e referências a grandes autores e profissionais da área.

Como você avalia o impacto da obra na área de UX no Brasil?

Acredito que o livro vai contribuir para termos uma visão maior do que é UX e de todas as disciplinas que a fundamentam. Escrevi esse livro para ser uma boa referência tanto para designers profissionais aplicarem em seus projetos quanto para professores utilizarem em sala de aula com seus alunos.

Eu espero que a obra incentive mais designers do Brasil a escrever, da mesma forma que fui incentivado pelos autores que me antecederam.

UX — Imagem: Medium UX Collective / Danilo Barros

Quão atual “Fundamentos de UX” vai ser daqui uns 5 anos, na sua visão?

Um ponto muito interessante que vi ao longo dos meus anos como profissional e professor, e que se confirmou na pesquisa do meu livro, é que os fundamentos de UX não mudam (ou mudam muito pouco). O que muda são os exemplos.

Têm autores da década de 90, como Donald “Don” Norman, Alan Cooper e Jakob Nielsen, que são atuais até hoje. A UX trata de seres humanos e o nosso hardware não muda tão rápido quanto o dos nossos computadores.

De que maneira você acredita que o livro pode ser útil para profissionais da disciplina de UX Writing?

No livro, eu tenho alguns capítulos específicos sobre UX Writing nos quais compilei conceitos de autores importantes da área, como o meu amigo Bruno Rodrigues. Mas acho que a maior contribuição é em ajudar os UX Writer e outros UXers a formarem a visão de tudo que a UX representa.

A UX cresceu muito, por isso hoje temos profissionais especializados em determinadas áreas como o UX Writing, a UX Research, o UI Design etc. Mas para projetar boas experiências precisamos ter uma visão completa da UX e entender onde e como podemos influenciar com nossas decisões de projeto.

Qual a sua visão geral sobre o cenário brasileiro de User Experience?

Crescemos muito. No começo as empresas não investiam em UX por falta de conhecimento, não sabiam que retorno que ela trazia. Os pioneiros da nossa área fizeram um grande trabalho em demonstrar a importância da UX e agora todos querem ter um time de UX Designers para chamar de seu.

Temos mais vagas abertas que a capacidade das escolas de formarem novos profissionais. Isso é ótimo, mas “grandes poderes trazem grandes responsabilidades”. Temos que mostrar o retorno do investimento que está sendo feito em UX, mostrar o nosso valor. Senão seremos uma onda passageira como tantas outras no mar da administração empresarial.

--

--

UX Mania

Ideias, descobertas, engajamento, transição. Um blog sobre UX Writing, Design, Comunicação, Música e outros assuntos instigantes. Por Felipe Madureira.